A Nossa Oferta Educativa

 

A oferta educativa do Externato tem em conta as necessidades educativas do meio em que se insere e a especificidade da população escolar que serve.

O Externato oferece, à comunidade educativa, os seguintes níveis de ensino estando sujeito às normas e demais legislação em vigor:

- Educação Pré-Escolar;

- 1.º Ciclo do Ensino Básico

Segundo Marques (2001) "Numa sociedade democrática, tecnologicamente desenvolvida, integrada num grande espaço político e económico, onde a globalização impõe uma grande competição e mudanças aceleradas nos processos de produção e distribuição de mercadorias e serviços, impõe-se que seja garantida uma escola de qualidade para todos ".

Cremos existir, cada vez mais, uma consciencialização da importância da educação e, paralelamente, da importância da educação Pré-Escolar, considerada atualmente como primeira etapa da educação básica. Sendo assim, e não querendo despersonalizar nem descaracterizar este período da infância, torna-se cada vez mais pertinente guiarmo-nos por modelos curriculares que permitam uma articulação da valência de Pré-Escolar com o nível de escolaridade que a precede, não se criando descontinuidades ao longo de todo o percurso escolar.

Nesta perspetiva, e porque concordamos e vivenciamos atuações seguindo esta linha condutora, concordamos com Serra (2004) quando afirma que "a continuidade educativa, e a aproximação entre os níveis educativos, pressupõe uma articulação curricular que reconheça as diferenças de cada nível (que se formalizam em metodologias e formas de trabalhar específicas), tendo como base a diferenciação e o respeito do processo evolutivo natural de cada criança" .

Consideramos a escola atual como uma escola para todos com, segundo Marques (2001), três objetivos comuns:

  1. promover o desenvolvimento pessoal ao nível mental, moral, emocional e físico;

  2. formar cidadãos conscientes e intervenientes;

  3. preparar o aluno para, quando sair da escola (…) continuar a aprender.

 

Assim sendo, consideramos que a valência de Pré-Escolar e de 1.º Ciclo de Ensino Básico devem ser consideradas numa mesma linha metodológica, com objetivos diferenciados ao nível das exigências e com também níveis diferenciados relativamente às competências a adquirir mas, agindo sempre numa perspetiva de continuidade educativa de aprendizagens, de conhecimentos, de saberes, de competências.

 

Muito se debate sobre a existência de grupos heterogéneos em contexto de sala de aula. No Externato, estes grupos, heterogéneos respetivamente às faixas etárias e consequentemente não só, são um desafio tanto para os Educadores do Pré-Escolar como para os Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Valorizamos e acreditamos nesses mesmos grupo e cabe aos docentes gerir e aproveitar os saberes e características das diferentes idades no contexto e levar as crianças a uma maior motivação, a um maior envolvimento em sala de aula, tornando o grupo homogéneo ao nível das motivações para a própria aprendizagem. 

  • w-facebook

Contacte-nos: 219 213 940  /   externato.onial@gmail.com   /   Rua Padre José de Anchieta, nº 25 2725-071 Algueirão - Mem-Martins